O cantor e compositor Marcus Lucenna, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, desembarca em Campina Grande, Paraíba, neste fim de semana, onde participa do Fórum Nacional do Forró de Raiz e do Fórum Nacional da Rota do Forró, que acontecem na Vila do Artesão, neste sábado (26/10), a partir das 8h. Os eventos, que têm entrada franca, integram os esforços da comunidade forrozeira para tornar o gênero reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Nesta edição, o tema em pauta será “As festas juninas – o Maior São João do Mundo”. A coordenação é de Joana Alves, José Cristóvão de Andrade, Alfranque Amaral e Geovane Junior.
Potiguar radicado no Rio de Janeiro, Marcus Lucenna participa das discussões na condição de representante dos músicos no Fórum Forró de Raiz RJ, braço do movimento nacional no estado do Rio. Ele aproveita a oportunidade e faz o lançamento, no estado da Paraíba, do livro “Marcus Lucenna na Corte do Rei Luiz”. A sessão será no mesmo dia, às 19h, no Museu de Arte Popular da Paraíba (Museu dos Três Pandeiros) em evento que contará com a presença do responsável pela instituição, José Cristóvão de Andrade, pró-reitor de Cultura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A obra, publicada pela editora Queima Bucha, revisita suas trajetórias artística e pessoal, que se cruzam com episódios e figuras marcantes da história do forró. Começa pela infância e adolescência em Mossoró (RN), passa pela chegada ao Rio, em 1977, aos 16 anos, chegando à sua ascensão profissional na Cidade Maravilhosa.
O livro também aborda as suas relações com personalidades do meio musical e da sociedade carioca e a sua militância em favor da cultura popular nordestina na cidade. Isso inclui a campanha pela permanência do Centro de Tradições Nordestinas carioca (Feira de São Cristóvão) no bairro de mesmo nome, assim como sua transferência para o pavilhão onde funciona até hoje.
O resultado é uma narrativa repleta de estórias curiosas, muitas delas ausentes das biografias de grandes nomes como Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, a quem Marcus conheceu em um showmício em Mossoró; Zé do Norte, o autor da canção “Mulher Rendeira”, mundialmente conhecida por ter sido trilha sonora do filme “O Cangaceiro”, Melhor Filme de Aventura do Festival de Cannes de 1953; e Jaguar, o editor dO Pasquim, jornal que lhe prestou os primeiros louros da carreira.
O título do livro é o mesmo do seu mais recente álbum, lançado em comemoração aos seus 30 anos de carreira, iniciada em 1989, quando lançou seu primeiro LP (Cantolínia Psicordélica), pela Polygram, uma das maiores gravadoras à época. De lá para cá o artista acumula 15 álbuns e uma trajetória de shows em diversos estados do país, compartilhando palco com músicos como Fagner, Elba Ramalho, Ednardo, Geraldo Azevedo e Tânia Alves.
SERVIÇO
Fórum Nacional do Forró de Raiz e Fórum Nacional da Rota do Forró
26/10/2019 – 8h às 13h
Vila do Artesão: Av. Prof. Almeida Barreto, s/n – São José
Lançamento do livro “Marcus Lucenna na Corte do Rei Luiz”
26/10/2019 – 19h
Museu de Arte Popular da Paraíba: R. Dr. Severino Cruz, s/n – Centro
Grátis